Como conquistar as pessoas e ser mais carismático

Como conquistar as pessoas e ser mais carismático

Me responde uma coisa: quando tem uma foto de toda a galera do seu trabalho, qual é a primeira coisa que você presta atenção e vê se ficou bom? Seu chefe? Seu crush? Não!

A primeira coisa que você faz é ver se VOCÊ ficou bem na foto. Se só você estiver feio(a) e os demais não, é capaz que peça para tirar outra foto de qualquer maneira.

A pessoa mais importante do mundo para você é você mesmo. Ou seja, o mais importante para sua audiência é ela mesma.

Nesse texto, entenderemos 3 princípios do comportamento humano e como usá-los a nosso favor na comunicação pessoal do dia a dia.

A importância de se sentir importante

Podemos afirmar que se sentir importante é uma necessidade humana permanente e que faz pessoas desejarem usar roupas de grife, comprar carros de luxo, obter títulos e diplomas e contar das proezas de seus filhos por aí.

Segundo os especialistas em relacionamento humano Alan e Barbara Pease, o principal motivo que leva mulheres a abandonar uma relação duradoura não é a violência, crueldade ou opressão – é o fato de não se sentirem valorizadas.

Vai dizer que você não gosta de ser reconhecido pelo trabalho duro e dedicação diária que você coloca nas entregas do seu projeto? Vai dizer que quando uma pessoa próxima a você te elogia de forma sincera, seu dia não fica mais feliz?

Pois é, sentir-se importante e valorizado é extremamente poderoso e quanto mais você fizer alguém se sentir assim, mais positiva será a atitude dessa pessoa em relação a você.

Quer ganhar estima e carisma perante determinado grupo ou pessoas? Experimente focar mais em elogiar e valorizar suas conquistas, por menores que sejam, do que ficar apenas apontando falhas e defeitos com a desculpa de que “aprendemos mais com nossos erros que acertos”.

Você vai sentir a diferença.

O principal interesse das pessoas é por elas mesmas

Muitas pessoas me chamam no privado pedindo dicas de como estabelecer o primeiro contato com desconhecidos para expandir seu networking profissional.

É muito simples: seu maior objetivo ao conversar com qualquer pessoa é falar sobre elas. As pessoas se interessam apenas por elas mesmas e pelo que “pode haver de interessante para elas”.

Pergunte sobre os sentimentos delas, a família delas, o status delas, os amigos delas, as necessidades delas, as opiniões delas, as conquistas delas, os gostos delas etc.

Só isso já dá papo pra mais de uma hora.

Óbvio que você pode falar sobre você, suas opiniões e experiências. Porém, se a pessoa estiver empolgada contando sobre as coisas dela, mantenha o ritmo. Faça pequenas intervenções para a conversa manter um fluxo natural.

Quanto mais informação você tiver, mais sinergias e assuntos você consegue explorar e manter o relacionamento cada vez mais maduro.

A lei natural do retorno equivalente

Gentileza gera gentileza. Esse mantra, eternizado por um profeta urbano carioca, traduz a terceira regra fundamental da natureza humana: a reciprocidade.

Trata-se de um impulso que a maioria de nós tem de retribuir algo equivalente ao que recebemos de alguém.

Se você der um presente, por mais simples que seja, a pessoa buscará uma oportunidade de retribuir o mais rápido possível. Se elogiar alguém, a pessoa ficará feliz e vai ficar monitorando uma brecha pra te devolver o elogio.

Porém, contudo, todavia, entretanto, se você parecer indiferente ou distante, será considerado antipático(a), rude, convencido(a) e, consequentemente, será tratado da mesma forma. Se você ofender uma pessoa, ela pode querer revidar com a mesma intensidade e rapidez.

Acho que deu pra entender o ponto, né?

Busque ser amigável e positivo com as pessoas, pois irá retornar para você com a mesma intensidade. Isso é ter carisma e contribui para um ambiente mais produtivo e saudável.

Todos vão querer ter você por perto!

Oi, prazer, eu sou o Chris.

Ensino jovens profissionais a planejarem uma carreira cheia de propósito e autoconhecimento, construírem uma marca pessoal forte e comunicarem diariamente todo seu potencial.

Clicando aqui você tem acesso a todos os conteúdos, cursos, lista VIP de e-mails e minhas redes sociais.

Deixe um comentário

You have to agree to the comment policy.