Técnica de PNL para combater o medo de falar em público

Técnica de PNL para combater o medo de falar em público

Ministrei uma oficina de Falatória no Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) que durou entre agosto e outubro de 2018.

Caroline Melo sofria demais com o medo de falar em público. Ficava vermelha que nem pimentão, esquecia o que ia falar e tremia bastante na hora.

Na preparação para os encontros semanais, ela passou a usar uma técnica de PNL que a coach Raissa Gerheim Vieira ensinou.

No dia 12/12/2018 ela deu um show! Fez um pitch em 4 minutos com confiança, articulando as ideias e uma presença de palco incrível.

Passou a ser a primeira mulher Coordenadora do Comite Jovem do IBP. Orgulho que não cabe no peito ♥️

TÉCNICA DE PNL SIMPLES E PODEROSA

Elas me deram o privilégio de compartilhar a técnica para que todos tenham a oportunidade de superar seus medos e mostrarem todo seu potencial. Lá vai!

1) Crie mentalmente o contexto da apresentação

Por enquanto não coloque pessoas alguma na plateia. Tranque as portas e ponha cordões de isolamento, de modo a ter certeza de que não entre ninguém no recinto. Reconheça o ambiente plenamente. Então, ensaie a sua apresentação para o vazio, para ninguém. Utilize o tempo que for necessário. Use mudanças de posição perceptiva, verificando todos os ângulos da sua apresentação.

2) Faça sua apresentação para uma pessoa querida

Escolha mentalmente alguém que você sabe que te aprecia, reconhece suas habilidades, gosta e respeita suas ideias, aprecia seu estilo etc. Imagina fazer sua apresentação para esta pessoa (fale para ela). Mantenha o contato visual com a pessoa. Ao final da apresentação, imagine que essa pessoa o aplauda calorosamente.

3) Aumente gradualmente o número de pessoas

Repita o processo de apresentação para uma plateia cada vez maior até alcançar 10 pessoas que apreciem você. Faça a apressentação olhando cada uma nos olhos, com a sensação de estar falando com cada uma em particular. ouña os aplausos ao final e aceite as congratulaçoes.

4) Generalize o processo

Imagine que todo o auditório aprecie você, gostam de suas ideias, suas habilidades. Ao longo de sua fala, tente fazer contato visual com o maior número de pessoas que conseguir. Ouça a vibração deles no final e foque no sentimento positivo que você terá.

5) Repita o processo

Repita este exercício uma vez por dia, por alguns dias, aproveitando para detalhar pontos específicos da sua apresentação. Além de adquirir uma bagagem intensa de prática, terá mais confiança em você mesmo.

Deixe um comentário

You have to agree to the comment policy.