Comunicação pessoal para uma carreira foda

Comunicação pessoal para uma carreira foda

No dia 13/09/2013 eu experimentei uma das maiores frustrações na vida de um jovem profissional em início de carreira.

Naquela ocasião, eu fracassei num dos processos seletivos que eu mais me esforcei em passar até hoje, porque não consegui dominar minha timidez e insegurança na hora de mostrar todo o meu potencial para os recrutadores.

Pedi um feedback para um dos avaliadores e a mensagem foi mais ou menos assim:

Chris, você tem boas ideias, mas precisa falar mais. Como você não falou muito, não teve como avaliar seu potencial.

Era, de fato, um ponto fraco muito grave: a timidez.O típico cara “caladão”, só falava o essencial, com círculo social bem limitado… Olhando para trás, nem eu me contrataria 😔

Mas eu tinha um objetivo em mente: quero ter o máximo de desenvolvimento na faculdade e maior contato com o mercado de trabalho.

Eu não conseguiria isso se não mudasse de atitude 🤨

Eu passei, então, a pesquisar referências, livros e pessoas que ensinavam sobre comunicação pessoal. Li muito conteúdo, vi vários vídeos, cases… Treinava no espelho cumprimentos, apresentações pessoais sobre hobbies, onde eu queria estar em 5 anos, dando aula sobre algum assunto da faculdade…

Dois autores que me ajudaram demais foram Dale Canergie, com o livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas“, e Carmine Gallo, com o título “Faça Como Steve Jobs“.

Enquanto o primeiro foca na comunicação pessoal para relacionamento humano, o segundo é uma análise minuciosa do gênio Steve Jobs no palco durante seus lançamentos.

Seis meses depois, voltei a participar do mesmo processo seletivo. Antes de sair por aí dando palestra (como muito dos cursos de oratória ensinam por aí), eu gastei muita saliva em dinâmicas, entrevistas e simulações deste recrutamento.

Como todo esforço é recompensado, desta vez fui aprovado. Finalmente: empresário júnior!

Só que uma das últimas tarefas do processo era a escolha da área da empresa para trabalhar. Imagina você, uma pessoa tímida, qual departamento escolheria?

Financeiro? RH? Não… Setor Comercial do Depto de Marketing 😎

Eu sou da filosofia de que depois que você adquire informação, tem que praticar. E praticar muito.

Foi por isso que escolhi a área de Vendas.

Prospectar clientes novos todos os dias, ir em reuniões com empresas de mercado, negociar preço e cláusulas contratuais, manter o relacionamento com o cliente durante um projeto para fidelizá-lo depois é um outro tipo de comunicação (que os cursinhos de oratória não ensinam por aí).

Todos os dias nós temos uma oportunidade de vender algo ou persuadir alguém. Seja um projeto, uma ideia ou pedir aumento de mesada pros seus pais.

Mas eu tinha planos maiores…

Assumir a coordenação de um evento anual de cunho acadêmico – uma semana de workshops e palestras.

Foi minha primeira experiência na liderança de uma equipe de 6 pessoas e de perfis multidisciplinares.

Facilitar conflitos, co-criar um planejamento, metas e objetivos, delegar tarefas, fornecer feedbacks de desempenho e gerir o clima interno da equipe requer uma comunicação muito mais colaborativa e sutil. 💬

E palestra que é bom, só lembro dos seminários da faculdade…

No dia 15/11/2014 fui eleito Presidente da empresa júnior por unanimidade. O garoto tímido, caladão, com potencial duvidoso…

Não tive esse crescimento apenas falando palavras bonitas e me vendendo para os outros. Trabalhei muito, mas a comunicação pessoal foi um grande alavancador.

Agora sim eu comecei a dar palestras! Depois de quase 1 ano 🎙️

Eu fui Presidente de uma empresa que teve em torno de 50 pessoas ao longo de 2015. Minha rotina era composta por reuniões com parceiros, eventos corporativos, networking com profissionais do mercado, palestras institucionais e treinamentos internos/externos. Eu e a Diretoria Executiva tínhamos que capitanear o planejamento e execução da estratégia, bem como apresentar os resultados para os membros e conselheiros.

Foi o melhor ano da minha vida (profissionalmente falando) até hoje.

Ué, ainda não entendeu?

Falatória é isso: conteúdo e prática sobre comunicação pessoal para processos seletivos, pitch de vendas, networking, liderança e, também, palestras. O foco aqui é 100% no mercado de trabalho.

Eu queria tanto entrar na empresa júnior por causa disso: eu passaria em 2 anos por todas as etapas de uma carreira tradicional – fui de trainee a presidente.

Ao longo de sua carreira será necessária uma comunicação diferente, para objetivos diferentes, mas que impulsionarão demais a percepção de sua marca pessoal e o aproveitamento de oportunidades de sucesso.

ISSO É FALATÓRIA: COMUNICAÇÃO PESSOAL PARA UMA CARREIRA FODA 🚀

Deixe um comentário

You have to agree to the comment policy.