A estratégia para uma carreira foda

A estratégia para uma carreira foda

Esse artigo é a síntese de 7 posts feitos nas últimas semanas de 2018 como fomento e preparação dos objetivos pessoais e profissionais para o ano de 2019.

Que em 2019 você seja sua melhor versão 🚀

Partindo do conceito aplicado em empresas, o Planejamento Estratégico Pessoal (PEP) busca mapear a pessoa que somos e quem desejamos ser, e sistematizar técnicas e diretrizes para diminuirmos a distância entre os dois.

Esclarecer nossos valores e propósitos pessoais ajuda a manter em mente o por que fazemos o que fazemos. Quem queremos ser deve respeitar tais fundamentos, pois transgredi-los levará apenas a infelicidade e insatisfação.

Sabendo disso, a análise do nosso ambiente interno e externo fará com que sejamos mais atentos(as) ao universo que podemos controlar e agir de forma direcionada para nosso objetivo.

No fim, os resultados devem ser mensurados de forma adequada, redirecionamentos feitos tempestivamente, usando nossos recursos limitados de forma precisa.

Missão pessoal: a declaração de uma frase que traduz o nosso motivo de existir.

A missão pessoal é uma combinação mutável no tempo entre seu propósito e valores pessoais.

O termo milenar japonês “Ikigai” significa “uma razão para viver” e está intimamente ligado ao seu propósito de vida.

Quanto mais sua carreira estiver nesta sobreposição, mais feliz e realizado será.

Nossos valores e crenças pessoais são adquiridos ao longo da vida e influenciam o comportamento humano (para o bem e para o mal).

Quando vivemos pautados em valores saudáveis, positivos e construtivos, temos mais perspectivas de despertar nosso pleno potencial.

Mas há pessoas que passam por tribulações ao longo da vida e adquirem crenças limitantes, negativas e auto destrutivas.

Nesta etapa é necessário um autoconhecimento duradouro e profundo!

Peça ajuda a pessoas próximas a você. Observe sua rotina, o que você diz, o que você pensa, como reage a certas situações, pois podem indicar aquilo que você acredita e pelo qual nasceu para viver. 💡

Saber seus pontos fortes e fracos será decisivo para o aproveitamento das oportunidades de sucesso e, principalmente, vencer as ameaças ao longo do caminho.

✅ Obviamente o ponto forte, quando conhecido e assimilado, trará benefícios para sua carreira (vantagens competitivas, qualidades profissionais de destaque, cases e resultados).

⛔ Porém, os pontos fracos são mais complexos e difíceis de serem aceitos ou identificados (feedbacks negativos recebidos e tarefas rotineiras mal executadas).

Esses dois fatores estão sobre nosso controle.

⚠️ As tendências do seu mercado de atuação, janelas de oportunidade que não estão sendo aproveitadas ou novos concorrentes/tecnologias que substituem postos de trabalho estão fora do seu controle.

E como você age em relação a isso?

Use a Regra de Pareto que diz que 80% dos resultados estão em 20% das ações que tomamos.

Durante seus momentos reflexivos para elaboração do PEP, serão levantados muitas características e hipóteses, mas o foco naqueles que de fato merecem nosso esforço pois apresentam maior impacto sobre nossas vidas é o grande diferencial.

Aja no que está sobre seu controle, seja sua melhor versão e fique blindado para as influências externas.

Qual a oportunidade com maior potencial? Ameaça mais cascuda? Fraqueza que está te afundando? Força que te impulsiona cada vez mais?

A interseção dessas respostas é a solução de Pareto.

Pessoal, profissional e financeiro: são os 3 planos de nossas vida que podemos agir em maior e menor grau.

No médio/longo prazo, o equilíbrio entre eles é o que dará mais senso de realização, plenitude e felicidade.

Não há fórmula mágica. Cada pessoa tem seu ponto de equilíbrio. Resta você achar o seu.

Olhe seus 3 planos, veja qual você está se dedicando mais, se está satisfeito com isso… Precisa agir em algum deles? Quer desenvolver algo novo? Reequilibrar as forças?

◈ O profissional concentra sua formação acadêmica, seu trabalho, seu networking profissional, seu senso de propósito em suas atividades diárias etc.

◈ No pessoal está a família, amigos, saúde física e mental, horas de descanso, lazer, entretenimento etc.

◈ No financeiro estão suas economias, o carro novo, casa confortável, poupança para começar uma família, investimentos, aposentadoria etc.

O produto dessa etapa são objetivos (ainda generalistas) de como você quer que cada um destes planos estejam no final de 2019.

Alguns pontos de planos distintos podem interagir entre si. Pense sempre no equilíbrio, ache o seu e tenha um futuro com poucos arrependimentos 👊

Todo plano de ação (pessoal, profissional e financeiro) necessita de recursos para sua execução.

Nesse sentido temos nosso:

◈ Networking: pessoas que nos auxiliarão no processo;

◈ Conhecimento: o que sabemos e o que queremos/devemos saber;

◈ Tempo: organização, produtividade e hábitos certos.

Quer um exemplo? Vamos supor que você queira ser uma pessoa mais saudável em 2019.

Você buscará as pessoas que podem te motivar durante os exercícios e controlar seus impulsos da gula. Pode ser alguém que irá se exercitar contigo ou ainda contratar um Personal Trainer.

Você lerá mais sobre cuidados com o corpo, tipos de exercícios e como executá-los corretamente.

Passará a conhecer os alimentos saudáveis, aprenderá receitas com eles e terá mais criticidade com o que consome.

Ir ao mercado, cozinhar, se exercitar e ler demanda tempo. Como fará com que isso se encaixe na sua rotina? Qual o melhor horário para isso?

Por que não treina 3 vezes por semana e cresce gradualmente? Por que não reduz as porcarias que ingere para depois ser um chef vegano?

Mudar nossos hábitos é mais eficiente num primeiro momento do que adquirir uma rotina maluca que não vamos cumprir, pois não estamos acostumado.

A última etapa é a Visão Pessoal, o estado ideal, o sonho a ser alcançado.

No entanto, ela deve se desdobrar em metas claras para acompanhar se estamos no caminho certo ou não. A técnica S.M.A.R.T. é muito utilizada para criar métricas assim:

Especifica (S): quanto mais clara e precisa for sua meta, melhor. Cuidado com metas genéricas!

Mensurável (M): deve ser mensurável ao longo do tempo para ver o quanto já foi alcançada;

Alcançável (A): deve ser difícil para gerar motivação e superação, mas possível para não gerar frustração;

Relevante (R): deve estar alinhada com sua análise pessoal e sua visão futura;

Temporal (T): deve ter um prazo certo para ser alcançada, convertendo procrastinação em ação.

Não exagere na quantidade! Um número de 3 metas (desafiadoras e bem elaboradas) te dará trabalho suficiente em 2019.

“A motivação, de modo geral, opera sob a perspectiva de que é necessário um estado mental/emocional particular para que uma tarefa seja realizada.

Quando a ação se condiciona pelas emoções, esperar um estado de humor ideal se torna uma forma particularmente insidiosa de procrastinação.

A disciplina, em vez disso, separa o funcionamento externo dos sentimentos e mudanças de humor, e assim, ao melhorar as emoções de modo consistente, evita o problema.” [¹]

“As duas coisas podem andar juntas e se apoiarem. É muito difícil operar totalmente por motivação, assim como é extremamente sacrificante agir sempre por disciplina.

Há uma afinação possível de se obter, na qual começa a existir uma espécie de disciplina sem esforço. Mas essa, ao que tudo indica, só vem depois de bastante trabalho sistemático e contínuo, capaz de sobrepujar as nossas constantes oscilações de humor.”[²]

____________

Para ser a sua melhor versão em 2019, você não estará motivado todos os dias, mas precisará continuar executando sua estratégia e gerando resultados.

Lembre-se que sua vida é uma maratona e não os 100 metros rasos. Consistência é muito melhor que velocidade ⏳

Deixe um comentário

You have to agree to the comment policy.